Marketing Digital: como aplicar essa estratégia na sua empresa

À medida em que a internet e as redes sociais passaram a ter mais acessos, o marketing digital passou a ser mais reconhecido por empresas de todos os portes ao redor do mundo.

Porém, de acordo com a pesquisa Digital Marketing Readiness, realizada com o apoio da Associação Brasileira de Anunciantes (Aba), mesmo o Brasil sendo o país da América Latina com maior investimento em marketing digital, 80% das empresas ainda estão em níveis iniciais dessa área.

Ainda há muito para aprender e evoluir, ainda mais porque as inovações e mudanças estão sempre acontecendo: é preciso ficar de olho e se atualizar sempre para ter mais assertividade nas estratégias da sua empresa e permanecer à frente no mercado.

Pensando nisso, separamos as 5 principais dicas para você aplicar as estratégias do Marketing Digital em seu negócio e obter mais sucesso. Confira e compartilhe com sua equipe!

1. Tenha presença nas redes sociais

Não é necessário você estar presente em todas as redes sociais, mas analisar as que o seu público está participando e mostrar disponibilidade nestas. Essa é uma ótima forma de mostrar as novidades da sua empresa, oferecer serviços e produtos, manter uma proximidade mais prática com seus clientes e ficar de olho na concorrência.

Além disso, por meio das redes sociais, também é possível fazer anúncios para que elas alcancem mais pessoas, e investir em campanhas para ampliar a visibilidade do seu negócio e obter melhores resultados.

Com o auxílio da plataforma Facebook Ads, é possível atingir pessoas com características específicas (como localização e preferências, por exemplo), e analisar diversas métricas para pensar nas próximas estratégias.

2. Adquira um espaço só para a sua empresa

Por mais que ter presença nas mídias sociais seja fundamental para continuar à frente no mercado, é de extrema necessidade ter um espaço só seu na internet. Isso porque as redes sociais são como uma “casa alugada” para sua empresa, enquanto ter um site é garantir a possibilidade de reunir todas as informações mais importantes sobre o seu negócio, ter um canal principal para linkar os outros e atrair mais visibilidade e credibilidade do público.

Vale ressaltar que sua empresa não precisa ser de grande porte para ter um site: quanto antes você quebrar essa barreira, mais condições de bom desenvolvimento sua empresa vai ter. Confira alguns dos benefícios de investir em site para o seu negócio:

  • possibilidade de se tornar autoridade no mercado;
  • aumento do público e fidelização dos clientes;
  • maior disponibilidade e presença online;
  • melhorias no relacionamento com os clientes;
  • análise de dados e métricas.

3. Tome decisões e faça planejamentos com base em dados

Tomar decisões é sempre um desafio para muitos gestores, mas fazer isso por meio da análise de dados se torna algo mais prático e assertivo tanto para a gestão quanto para a equipe de uma empresa.

Inclusive, analisar os dados com baixo custo é um dos maiores diferenciais do Marketing Digital. Sistemas de automação e algumas plataformas, como o Google Analytics, podem ajudar você a fazer isso com mais facilidade, para você monitorar as informações e avaliar os resultados de cada processo.

4. Invista em Inbound Marketing

Também conhecido por marketing de atração, o Inbound Marketing se diferencia do Outbound (o marketing tradicional), por oferecer soluções inovadoras às dores do público de uma empresa, identificando as etapas e necessidades de cada cliente de forma mais aprofundada e específica.

O objetivo é aumentar a credibilidade e a interatividade do público, não apenas vender produtos ou serviços, mas criar uma forte comunidade com os clientes e construir mais autoridade no mercado, a fim de que a empresa se torne mais reconhecida, garanta mais diferenciais perante à concorrência e aumente suas vendas.

5. Utilize técnicas de SEO e Marketing de Conteúdo

Por falar em construir autoridade no mercado, uma das melhores formas de fazer isso é por meio do Marketing de Conteúdo, utilizando técnicas de SEO. Essa é uma das estratégias que fazem parte do Inbound Marketing, e pode ser realizada por meio de diversas mídias, como site institucional, e-mail marketing, blog e redes sociais, por exemplo.

Isso permite não apenas que a empresa seja encontrada com mais rapidez e praticidade, mas também pode converter mais vendas, fidelizar o público, melhorar o engajamento, garantir melhores posições em sites de busca, aumentar o número de clientes e ganhar mais força no mercado com conteúdos orgânicos.

E aí, gostou das nossas dicas? Esperamos que sim! Tentamos reunir as mais importantes e gerais sobre o marketing digital nesse conteúdo, mas é importante lembrar que essa área é atualizada constantemente com inovações de diversas ferramentas e conteúdos, então vale se atentar para os seguintes fatores: é necessário continuar seus estudos, sempre, e entender melhor o público da sua empresa para ver o que se adequa ou o que pode ser transformado para obter melhores resultados.

Para mais conteúdos com esse, é só continuar acessando nosso blog e conferir as novidades por meio das redes sociais: Facebook, Linkedin e Instagram.

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