Boleto: você realmente fez uma venda?
Hoje em dia é comum que as lojas virtuais ofereçam diversos tipos de pagamento aos clientes que desejarem efetuar a compra, mas um deles é o vilão da conversão e acaba por ser uma grande dor de cabeça ao gestor de e-commerce. Falo dos boletos! A conversão dos boletos é incerta e varia muito, ficando entre 35% e 70% (pagos). É isso mesmo, talvez por estar habituado ao seu dia a dia, você se assuste com essa informação, mas é uma triste realidade.
Os boletos representam em média 50% das vendas de quem empreende online e, se fizermos uma continha rápida, podemos ver quanto dinheiro se perde. Vamos exemplificar com um e-commerce que contabiliza 2.000 pedidos efetuados por mês com um ticket médio de R$ 180,00. Logo, se todos efetuassem o pagamento, o faturamento seria de R$ 360 mil (50% cartão de crédito e 50% boletos), certo? Pois é, mas apenas 52% dos boletos são pagos (média da pesquisa realizada pelo Enviou). Ou seja, temos R$ 180 mil pagos via cartão de crédito e apenas R$ 93,6 mil pagos via boleto, resultando num valor faturado de R$ 273,6 mil. São aproximadamente R$ 86,4 mil de receita perdida mensalmente! Isso significa que essa loja perde mais de R$ 1 milhão no período de um ano (uau!).
Ok, mas e aí? Como resolver?
Para quem inicia… pode ser mais simples do que se imagina diminuir a taxa de pedidos cancelados por falta de pagamento. O caminho mais indicado é telefonar para aquele cliente que não pagou e perguntar se ficou alguma dúvida, se ele chegou a imprimir o boleto, se ele esqueceu de pagar, avisá-lo que pode ser a última peça em estoque ou outra abordagem que faça sentido ao seu segmento. Por incrível que pareça, essas perguntas trazem um resultado muito positivo e aumentam a conversão consideravelmente. Caso não queira esperar o boleto vencer, você pode ligar no dia para lembrá-lo do pagamento e aproveitar para dizer o prazo de entrega ou agradecer a compra em sua loja. Muitas vezes os pequenos detalhes são o diferencial que o seu cliente espera, por isso ele pode ter comprado contigo e não com o e-commerce líder de mercado.
Fonte: Site Administradores